7 Dicas para como escolher uma arte marcial

 
A cada dia mais as artes marciais vem ganhando espaço na preferência das pessoas que querem iniciar uma atividade física.

 

Só que muitas pessoas nem sabem por onde começar e acabam se frustrando com suas escolhas.

 

Aqui vamos deixar dicas de como escolher a arte marcial ideal pra você!

 

Tempo de leitura: 5 Minutos


Então você acabou de assistir um UFC esse final de semana, viu várias lutas e ficou muito empolgado com tudo aquilo que você viu. 

 

Dai também tá pensando em iniciar alguma atividade física faz tempo, mas já tentou iniciar academia com musculação várias vezes mas nunca consegue dar muita sequência, porque acha muito chato.

 

Então pensou logo numa arte marcial. Ótimo! 

 

Nos dias de hoje essa é uma escolha muito comum das pessoas que não conseguem gostar da tradicional musculação.

 

Comigo foi assim, eu me lembro até hoje como comecei no jiu-jitsu. Não Eu estava navegando sem muito objetivo (depois da meia noite porque minha internet era discada) e apareceu lá pra mim um site de um tal de Wanderlei Silva.

 

Acessei e lá tinha uma página com os vídeos das lutas deles no Pride, baixei algumas e achei muito massa, depois comecei a procurar e consegui baixar mais algumas lutas do Pride no Emule (EMULE era um site de compartilhamento de vídeos, fotos, músicas, etc.).

 

 

Dai pensei, é isso mesmo, JIU-JITSU É O QUE EU QUERO!

 

Então me aventurei na busca de algum lugar pra treinar sem ajuda de ninguém e por isso resolvi fazer esse post com dicas de como encontrar a arte marcial adequada para cada um.

 

1. PESQUISE SOBRE AS ARTES MARCIAIS QUE VOCÊ TEM INTERESSE

 

O primeiro passo que você tem a fazer é em casa mesmo, sem sair do sofá.

 

Com o auxílio da internet você poderá fazer uma pesquisa sobre as várias modalidades de artes marciais que a sua cidade oferece. Artes de mais contato, menos contato, mais violentas, menos violentas, quedas, luta em pé, algo mais filosófico, etc.

 

Também poderá achar Blogs especializados falando sobre a modalidade o que irá ajudar muito a tirar suas dúvidas.

 

Nós mesmos aqui dá Gracie Barra temos o nosso blog sempre atualizado falando sobre as aulas de jiu-jitsu e demais assuntos sobre a arte suave. 

 

 

2. A HISTÓRIA DA ESCOLA ONDE VOCÊ QUER COMEÇAR A TREINAR

 

Procure nas redes sociais e no google os lugares onde você quer começar a treinas. Hoje praticamente todas as escolas tem algum material on-line, site, fanpage, instagram, etc.

 

Lá você vai conhecer um pouco mais sobre as pessoas que treinam lá, metodologia de ensino, filosofia, professores, estrutura, qual escodo a academia representa e muitas outras coisas que podem influenciar a sua escolha.

 

3. CONHEÇA OS PROFESSORES

 

Conhecer os professores é de vital importância, pois eles vão te passar toda a carga filosófica e técnica que você vai aprender durante a tua jornada até a faixa preta.

 

Se a arte que você escolher tiver uma entidade mundial ou nacional que regule a graduação dos professore será muito importante dar uma checada para ver se o teu professor está lá registrado.

 

No jiu-jitsu temos a Federação Internacional (IBJJF) e a Confederação Brasileira (CBJJ) que regulam essa questão.

 

Eu como professor responsável pela Gracie Barra Tijucas e Gracie Barra São João Batista tenho todo meu histórico de graduação registrados nessas organizações. 

  

4. BUSQUE INDICAÇÃO COM AMIGOS

 

Se você já tem amigos que treinam ou já treinaram na escola de arte marcial que você está pretendendo iniciar, é muito importante trocar uma ideia com eles pra saber qual a opinião deles, como funcionam as aulas, com são os colegas de treino, professores e todas as outras dúvidas que você ainda tiver.

 

5. ASSISTA AULAS EM VÁRIOS LUGARES

 

Esse passo e um dos mais importantes para você escolher qual arte marcial melhor se encaixa pra você.

 

Mesmo que você assista aula em um lugar e tenha gostado muito, não pare na primeira, assista a aula no máximo de academias que você puder, dai você vai ter uma comparação dos lugares, métodos de ensino estrutura, como o treino acontece e muitas outras coisas.

 

Aqui vão algumas coisas importante pra você perguntar na visita  ou na aula experimental:

 

  • A escola segue alguma metodologia, currículo;

  • Quanto tempo a escola está instalada na cidade;

  • Como funciona a graduação (se as trocas de faixas são cobradas, se existe um sistema de graduação definido);

  • Se a escola tem regras de comportamento e normas que você deva ficar sabendo;

  • Qual o valor da mesalidade

 

6. ARTE MARCIAL = FILOSOFIA

 

Toda arte marcial além de atividade física presa muito pelo respeito e disciplina.

 

Ao assistir a aula observe os demais alunos treinando, veja se eles fazem uma saudação ao entrar no tatame, fazem alguma saudação formal no início e final da aula a um Mestre, enfim, se respeitam entre sí.

 

Vale lembrar que uma arte é denominada de marcial porque ele pressupões regras disciplinares e uma hierarquia, sendo que se isso for respeitando durante a aula, você terá um bom indicativo que a ate marcial que você está pretendendo irá te trazer uma boa carga filosófica, como existe na maioria das artes marciais.   

  

7. FAÇA AULA EXPERIMENTAL

 

Faça uma aula experimental antes de se matricular nos locais onde mais você se identificou.

 

Caso ainda esteja em dúvida, fale com o responsável para fazer uma segunda aula experimental, ou pague 1 mês avulso de aula, assim você vai ter uma noção melhor do global e ter certeza se aquela é a arte marcial que você quer realmente seguir ou não.

Essas são só algumas dicas  para você ter uma base para escolher uma arte marcial que mais lhe agrade.

 

Essas dicas também devem ser observadas pelos pais que querem matricular seus filhos em uma arte marcial e estão em dúvida qual arte será a mais adequada para o seu pequeno.

 

Esperamos que tenham sido úteis para você. Caso tenha mais alguma dúvida fique a vontade para perguntar aqui nos comentários. 

 

Caso esteja pensando em iniciar uma atividades física e não sabe o que fazer, CLIQUE AQUI e receba o nosso infográfico com 7 dicas para iniciar uma arte marcial, é GRATUITO.

 


 

Rastreamento do seu site.

LUIZ FLORES

Sou faixa preta e professor de jiu-jitsu da Gracie Barra, proprietário do Canal JIU-JITSU TIME e colaborador do portal de Lutas Sul Tatame.

Deixar um comentário

atama

Loja Online SulTatame

Os melhores produtos!

contato@sultatame.net

Tel.: 48 3030-3030

Todos os Direitos Reservados | SulTatame 2015

Sultatame

ИТ новости